O papel do Gestor Escolar no crescimento da Instituição de Ensino!

O papel do gestor escolar no crescimento da Instituição de Ensino

O gestor escolar é uma das figuras mais importantes de uma Instituição de Ensino. Ele é responsável por diversas atribuições, que vão desde o planejamento da estrutura curricular, passando pela definição de estratégias para melhorar a aprendizagem dos estudantes, chegando até o alinhamento do ensino com as exigências atuais da sociedade e órgãos reguladores.

O papel do gestor no crescimento e desenvolvimento de uma Instituição de Ensino é amplo. Ele deve ser o agente responsável por mudanças ao mesmo tempo em que precisa ter habilidade para gerenciar desafios pontuais como, por exemplo, a recepção de comitivas fiscalizadoras do governo e as reuniões com professores, alunos e familiares.

É necessário compreender que todo profissional que deseja atuar como gestor, ou já exerce essa função, precisa estar atento às evoluções tecnológicas e ser capaz de conduzir a Instituição de Ensino rumo à modernização de seus processos.

Quer descobrir mais detalhes sobre o papel do gestor escolar no crescimento das Instituições de Ensino? Confira o nosso post!

Qual é o papel do gestor escolar?

O papel do gestor escolar vai muito além de aspectos operacionais, burocráticos e administrativos da Instituição de Ensino. O trabalho do gestor também é essencial nos diferentes aspectos que permeiam a vida acadêmica dos alunos, pois esse profissional é um dos responsáveis pela qualidade do ensino e do aprendizado dos estudantes.

O gestor escolar é quem planeja e executa ações como as listadas a seguir.

Motivar os alunos

Prezar pela qualidade do ensino, estabelecendo e garantindo que os métodos de ensino da instituição sejam os melhores possíveis, é o primeiro dever do gestor escolar.

O gestor e sua equipe de docentes são responsáveis por planejar medidas que visem motivar e engajar os alunos junto ao ensino, facilitando a absorção de conhecimentos e o desenvolvimento dos estudantes conforme a estrutura curricular proposta pela IE.

Também é papel do gestor buscar meios que favoreçam o envolvimento da família e de toda a comunidade escolar nas atividades da IE, promovendo o diálogo entre a equipe interna e os agentes externos à Instituição de Ensino.

Fazer a gestão do corpo docente

O corpo docente precisa ser bem gerido e isso não significa apenas substituir professores quando faltam ou colaborar na organização e divisão das disciplinas da matriz curricular entre eles.

É preciso que o gestor adote ações de valorização e reconhecimento dos professores, oferecendo as ferramentas necessárias para que os professores possam realizar um bom trabalho, objetivando que se sintam mais motivados para ministrarem as aulas e desenvolverem atividades inovadoras e lúdicas, que ampliem o gosto dos alunos pelo conhecimento.

Fomentar o trabalho em equipe entre os docentes e funcionários

Um bom gestor escolar precisa adotar medidas que fomentem o trabalho em equipe entre os professores e os demais funcionários da instituição, para que o objetivo pedagógico da IE possa ser alcançado mais facilmente, sempre otimizando o processo de ensino-aprendizagem.

Uma equipe integrada é mais ágil, fácil de gerenciar e também mais engajada com os valores, metas e objetivos da Instituição de Ensino, impactando positivamente os resultados da IE e gerando um ambiente mais agradável para os estudantes.

O uso de ferramentas de gestão educacional, portais acadêmicos e aplicativos, possibilitam uma maior integração entre as equipes, desburocratizando algumas atividades, tornando o relacionamento ainda mais harmonioso, economizando tempo e aumentando a produtividade de modo geral.

Integrar a área administrativa com a pedagógica

O gestor deve trabalhar pela integração da área administrativa com a área pedagógica. Essa integração é fundamental para que os processos internos funcionem adequadamente, evitando transtornos para os alunos e responsáveis como, por exemplo, problemas que envolvem documentos pessoais, notas, mensalidades, etc.

Toda a documentação, as prestações de contas e as rotinas burocráticas devem fluir de modo otimizado entre as áreas administrativa e pedagógica. Para isso, é aconselhado que o gestor adote um sistema de gestão escolar integrado (ERP), que automatiza os processos de todas as áreas da IE, integrando os setores e agilizando a interação entre os agentes envolvidos.

Um ERP possibilita que o gestor escolar acompanhe o desempenho da IE permitindo que se estabeleçam rotinas mais efetivas para a utilização dos recursos físicos e financeiros da instituição. Tudo é feito conforme a demanda das áreas, permitindo a tomada de decisões estratégicas com base em dados mais concretos.

Definir estratégias para impulsionar o crescimento da IE

O gestor escolar tem a responsabilidade de definir estratégias que impulsionem o crescimento da IE no mercado educacional.

É do gestor que partem as decisões que direcionam as equipes nas ações institucionais para atrair mais alunos, para aumentar a qualidade do ensino e para obter o reconhecimento da sociedade aumentando a autoridade da IE.

Para tomar decisões da forma mais acertada possível, o gestor escolar deve se capacitar e contar com um bom sistema de business analytics. Um sistema de business analytics especializado no negócio Educação permite traçar metas, acompanhar as informações em tempo real e realizar análises preditivas e proativas, fazendo com que o gestor antecipe-se às necessidades do mercado e coloque a IE à frente dos concorrentes.

Agora que você já sabe tudo sobre o papel do gestor escolar, que tal conhecer um pouco sobre o papel do coordenador gestor nas Instituições de Ensino? Continue conosco!

Qual é o papel do coordenador gestor?

Atualmente, é muito comum que nas Instituições de Ensino os coordenadores de cursos exerçam o papel de coordenador gestor. Esse profissional tem a capacidade de gerenciar todos os aspectos administrativos e pedagógicos relacionados com os cursos que coordena.

Através de sistemas ERP e de business analytics, o coordenador consegue acompanhar em tempo real todas as informações referentes aos cursos, turmas e alunos que estão sob sua responsabilidade.

Com o apoio de um ERP também é possível gerenciar todas as atividades desenvolvidas pelos professores e cruzar essas informações com o desempenho obtido pelos alunos nas disciplinas.

Com um software de business analytics voltado para o setor educacional, o coordenador consegue traçar metas e realizar análises de acordo com diversos cenários pré-configurados.

Com todas essas informações, o coordenador gestor tem mais autonomia para definir estratégias para melhorar o processo de ensino-aprendizagem em seus cursos e para tomar decisões referentes às atividades dos alunos, professores e dos colaboradores que integram a sua equipe, contribuindo, assim, para o sucesso da Instituição de Ensino.

Ficou com alguma dúvida sobre o papel do gestor escolar no crescimento de uma Instituição de Ensino? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre o mercado educacional!

2 thoughts on “O papel do Gestor Escolar no crescimento da Instituição de Ensino!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *