Integração entre CRM e ERP: conheça os benefícios para a sua IE!

Integração entre CRM e ERP

Muitos dos desafios que uma Instituição de Ensino (IE) enfrenta todos os dias poderiam ser vencidos facilmente com a integração entre os softwares CRM e ERP.

Esse tipo de integração permite ao gestor da IE uma visão panorâmica sobre todo o processo e também uma visão detalhada sobre cada aluno. Assim, enquanto o CRM apresenta dados de atendimento ao aluno, o ERP fornece as informações administrativas desse aluno, como o seu desempenho e frequência ou o atraso no pagamento de mensalidades.

Portanto, a análise conjunta do CRM e do ERP proporciona à IE uma visão muito mais abrangente do perfil do aluno, favorecendo a criação de um plano de ação mais efetivo na captação e retenção dos estudantes.

Se a sua IE já possui um software CRM e um ERP e você quer saber mais sobre os benefícios que eles podem proporcionar, acompanhe o nosso post!

As diferenças entre CRM e ERP

O CRM é um software que realiza o gerenciamento do relacionamento com o cliente. Quando aplicado em uma Instituição de Ensino esse software tem a função de gerenciar o relacionamento com alunos e potenciais alunos.

Um software CRM  atende diretamente os setores de vendas, marketing e de atendimento da instituição. Ele armazena várias informações sobre alunos, candidatos e prospects.

Algumas das informações gerenciadas pelo CRM são obtidas a partir dos atendimentos realizados pela secretaria da instituição, outras são obtidas através das respostas às ações comerciais e de marketing realizadas pela IE. Porém, o CRM sozinho não consegue fornecer uma visão completa sobre os alunos, pois ele não apresenta as informações financeiras e o detalhamento acadêmico do estudante.

O ERP, sigla que significa Planejamento de Recursos Empresariais, une os departamentos da organização automatizando e simplificando os processos internos, facilitando a gestão e evitando diversos erros operacionais e atrasos decorrentes de ações manuais.

Um ERP especializado no negócio Educação, além de manter informações de todos os departamentos da empresa, como tesouraria, contabilidade, suprimentos e RH, também mantém todas as informações acadêmicas e financeiras relacionadas ao aluno, contando com dados detalhados, estatísticos e gerenciais, que apoiam o gestor na tomada de decisão.

Conhecendo as características desses dois importantes softwares, nada se mostra mais importante do que a integração entre eles. É essa integração que facilitará a obtenção de informações que são de extrema importância para o sucesso da Instituição de Ensino.

Os benefícios da integração entre CRM e ERP

Elencamos alguns dos benefícios que uma Instituição de Ensino pode alcançar com a integração desses dois sistemas, confira!

Aumento da produtividade

A integração entre um CRM e um ERP permite o aumento da produtividade do time de marketing e vendas, pois garante um acesso muito mais rápido a todas as informações de alunos e prospects, aumentando a articulação e o dinamismo do time comercial, permitindo que realizem ações mais efetivas no momento da abordagem dos alunos, aumentando as matrículas.

Captação eficaz

Com o acesso rápido às informações apresentadas pelos softwares CRM e ERP, como informações de faturamento, número de vagas disponíveis e demanda por cursos, é possível não só realizar campanhas de marketing sob medida, visando o preenchimento das vagas disponíveis, mas também melhorar as estratégias financeiras relacionadas à precificação dos cursos, tendo como base as necessidades reais da IE.

O conjunto dessas ações beneficia o processo de captação de alunos, aumentando as matrículas e garantindo a sustentabilidade da Instituição de Ensino.

Maior retenção de alunos

Conhecer as formas de ingresso e as características econômicas da família do aluno, bem como acompanhar o desempenho dos alunos no ambiente escolar, proporciona à IE oportunidades de atendimento personalizado ao aluno. Essas informações só são possíveis de serem obtidas através da integração entre CRM e ERP.

O atendimento personalizado, além de agregar valor aos serviços da IE, permite que a Instituição de Ensino se antecipe aos acontecimentos, realizando ações preventivas contra a evasão de alunos, aumentando a retenção.

Automação dos relacionamentos

Com a integração entre CRM e ERP a Instituição de Ensino não precisa se preocupar com o envio de comunicados e bilhetes em papel, pois esses softwares são capazes de enviar e-mails, notificações e mensagens automatizados para toda a comunidade acadêmica. Mas como isso funciona?

Os sistemas processam as informações e, através de funcionalidades proativas, eles enviam diversos tipos de comunicados. Podemos citar, por exemplo, as notificações sobre a proximidade do vencimento das mensalidades, os e-mails de convocação dos candidatos inscritos no processo seletivo, os comunicados sobre eventos da Instituição de Ensino, entre outros. Todos esses comunicados são enviados sem que haja ação humana, bastando apenas algumas configurações nos sistemas.

Redução de custos

A integração do CRM com o ERP proporciona à Instituição de Ensino uma grande redução nos custos com processos operacionais. Isso acontece pelo fato da integração ocorrer de forma automatizada entre os sistemas, eliminando o retrabalho gerado pelo cadastramento manual das informações nos dois sistemas.

Ao mesmo tempo em que reduz custos operacionais, a integração entre os sistemas garante a segurança da informação, pois, com tudo automatizado, nenhum dado será perdido e a consistência das informações estará garantida.

Gestão certeira

Com o amplo acesso às informações, proporcionado pela integração entre CRM e ERP, o gestor consegue identificar novas possibilidades no direcionamento da Instituição de Ensino. Isso é possível, pois, com a integração entre os sistemas, o gestor pode analisar melhor os motivos dos baixos índices de conversão de leads, as causas de inadimplência e os motivos que ocasionam a evasão dos estudantes.

Compreendendo melhor os negócios da IE o gestor pode tomar decisões mais acertadas, afetando positivamente os resultados da instituição.

Como podemos perceber, os benefícios decorrentes da integração entre CRM e ERP fazem com que os investimentos em TI reflitam diretamente no desenvolvimento e na lucratividade da Instituição de Ensino. Essa integração se mostra bem vantajosa para as IEs que querem impulsionar ainda mais seu crescimento no mercado educacional.

Se a sua IE ainda não possui os softwares CRM e ERP e está procurando por um sistema de gestão completo, que tal você saber um pouco mais sobre como escolher um ERP Educacional? Leia nosso artigo: 10 dicas valiosas sobre como escolher um ERP para a sua IE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *