Passo a passo: como aumentar a retenção de alunos na sua IE!

Passo a passo: como aumentar a retenção de alunos na sua IE!

Assim como um comércio precisa atrair e fidelizar seus clientes para se manter em destaque no mercado, o mesmo acontece com as Instituições de Ensino (IE), que precisam entender as necessidades de seus estudantes para atrair novos alunos, aumentar a retenção de alunos e alcançar bons resultados.

As ferramentas de relacionamento com os estudantes e responsáveis têm se tornado grandes aliadas dos gestores das IE, pois contribuem para a definição de estratégias que permitem diminuir a evasão de alunos e trabalhar a fidelização deles para com a Instituição de Ensino.

Quer saber outras formas de aumentar a retenção de alunos na sua IE? Então acompanhe o passo a passo que separamos para você!

Passo a passo: retenção de alunos

PASSO 1: Invista na gestão e aumente a retenção de alunos

As práticas de gestão causam um grande impacto nos resultados da IE e, consequentemente, na retenção de alunos. Para diminuir o impacto negativo, os processos da IE devem ser aperfeiçoados constantemente e devem envolver todos os profissionais que têm um relacionamento direto com os estudantes.

Investir em tecnologia é uma excelente opção para a Instituição de Ensino automatizar seus processos e melhorar a gestão. Para conseguir absorver tudo o que a tecnologia tem a oferecer, é importante que o gestor da IE pesquise quais softwares têm os recursos adequados para atender as necessidades da instituição.

As funcionalidades mais buscadas nos softwares de gestão para IEs são: relatórios sobre o desempenho e frequência dos estudantes, indicadores de evolução na captação e retenção dos alunos, estatísticas de efetivação e trancamento de matrícula, avaliação dos professores, entre outros.

Grande parte das funcionalidades necessárias à gestão de uma Instituição de Ensino podem ser encontradas em um bom software ERP (Enterprise Resource Planning), porém as funcionalidades mais específicas e relacionadas a área acadêmica só podem ser encontradas em um software especializado no negócio Educação – como um ERP Educacional – por isso é importante que o gestor da IE saiba o que é um ERP e também  como escolher um ERP para a sua Instituição de Ensino.

PASSO 2: Entenda os motivos de saída e diminua a evasão de alunos

Para conseguir reter os alunos, é fundamental que a IE descubra e entenda quais são as causas que levam um estudante a sair da instituição. Ferramentas internas de relacionamento com os alunos e, até mesmo, as redes sociais apresentam informações importantíssimas para as IEs.

O processo de descoberta e análise dos motivos de saída dos alunos permite que a Instituição de Ensino aja de maneira focada no problema maior apontado pelos estudantes e crie estratégias eficazes para resolvê-los.

Para que a IE tenha ainda mais sucesso no processo de retenção de alunos é importante que, no decorrer do período letivo, ela realize o acompanhamento dos baixos níveis de desempenho e frequência dos alunos, dos pedidos de transferência, dos problemas disciplinares e demais comportamentos dos alunos que demonstram insatisfação, pois é muito comum o aparecimento desses sinais antes da evasão.

Para acompanhar todos os indicadores necessários e poder identificar as possibilidades de evasão, a Instituição de Ensino pode contar com softwares especializados em Business Analytics para Educação, que proporcionam monitoramento em tempo real de todas as informações da IE, realizando análises preditivas e proativas, fazendo com que a IE possa se antecipar e agir contra a possível evasão dos alunos.

PASSO 3: Melhore as políticas de inadimplência e proteja a sua IE

A inadimplência é um assunto muito delicado e também um problema para praticamente todas as Instituições de Ensino. A IE não pode deixar de oferecer a educação para o aluno durante o período letivo por falta de pagamento e ainda precisa cobrar os responsáveis financeiros sem causar constrangimentos ou mesmo desgastar o relacionamento com eles.

O ideal é que a Instituição de Ensino tenha uma política de inadimplência bem definida e esclarecida junto aos alunos, pais e responsáveis. Todos os termos da política de inadimplência devem ser ressaltados no momento da matrícula ou rematrícula. A política de inadimplência também precisa estar disponível a qualquer tempo, para que alunos e responsáveis possam consultá-las, podendo a consulta ser feita pelos portais, aplicativos e outros canais oferecidos pela instituição.

Uma dica importante para a IE é tomar alguns cuidados básicos no momento da matrícula. A IE pode, por exemplo, solicitar aos pais uma comprovação de renda e até mesmo um fiador para garantir que o pagamento será efetuado e que os responsáveis realmente têm condições de manter o aluno na instituição. Outra dica é consultar o SERASA (Centralização de Serviços dos Bancos) para levantar o histórico de dívidas dos contratantes.

PASSO 4: Aposte em diferenciais competitivos e engaje os alunos

O perfil dos alunos tem mudado com bastante frequência, assim como suas necessidades e habilidades necessárias para atingir o sucesso nos objetivos acadêmicos.

Muitas Instituições de Ensino têm investido em atividades diferenciadas para conseguir melhorar os resultados obtidos pelos alunos no decorrer do período letivo. Esses diferenciais também contribuem para a retenção de alunos e atração de novos estudantes para a IE.

Para poder oferecer diferencial competitivo para o seu público alvo, a Instituição de Ensino precisa entender quais são os hábitos e as expectativas dos alunos, pais e responsáveis envolvidos com a IE. Só após conhecer o seu público profundamente é que a Instituição de Ensino poderá acertar na escolha dos recursos e atividades a serem oferecidos.

Podemos citar como ações muito utilizadas e efetivas:

  • feiras, festas e exposições;
  • aulas de reforço e de concentração para provas;
  • adoção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem;
  • simulados para o ENEM ou outras avaliações específicas;
  • inclusão da gamificação no processo de educação;
  • portais e aplicativos que fornecem informativos, notas e materiais de apoio aos estudantes;
  • portais para os pais e responsáveis visualizarem as informações acadêmicas dos alunos e o demonstrativo financeiro dos serviços contratados;
  • site ou página nas redes sociais que divulgam os projetos e aproximam a IE da comunidade acadêmica.

Gostou das nossas dicas de como aumentar a retenção de alunos? Tem alguma prática que você adota em sua IE que traz bons resultados ou já utilizou alguma que não teve tanto sucesso? Deixe um comentário nos contando como foi a sua experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *