Como captar mais alunos? As 10 melhores práticas para a sua Instituição de Ensino

Como captar mais alunos? As 10 melhores práticas para a sua Instituição de Ensino

Ainda que sua Instituição de Ensino tenha um amplo espaço e bons profissionais, outras instituições também podem oferecer o mesmo. Com tanta concorrência, como captar mais alunos? Para chamar a atenção de pais e alunos é preciso ter um algo a mais, aquele diferencial que faz com que as atenções sejam voltadas para o seu estabelecimento.

Investir em projetos que envolvam a família e a comunidade é uma boa maneira de captar mais alunos para a sua IE. Quer mais ideias? Então veja abaixo a lista que preparamos com as melhores práticas do mercado educacional que vão te ensinar como captar mais alunos, como tornar sua instituição reconhecida na região e como aumentar ainda mais o número de matrículas!

Descubra como captar mais alunos

1. Analise o seu concorrente

O primeiro passo é saber o que as outras instituições estão oferecendo e o que a sua pode fazer para ganhar maior destaque. Você não ganhará destaque ou preferência se oferecer o mesmo que todas as outras já oferecem. É necessário encontrar o próprio diferencial, a cereja no topo bolo.

2. Conheça a opinião de quem já faz parte

É sempre bom fazer uma pesquisa interna, saber o motivo pelo qual as pessoas escolheram a sua Instituição de Ensino e não outra. O que fez com que elas dessem preferência para a sua? Por que o aluno e os pais decidiram pela sua?

Através dessas respostas é possível criar boas campanhas destacando os seus pontos fortes e deixando de lado outras características que não contam muito na hora da escolha de pais e alunos.

3. Invista em bons conteúdos

Quando alguma família for até a secretaria buscando por informações, significa que ela cogita a sua IE como uma boa opção para matricular o filho. Você pode pegar o e-mail deles e cadastrar no seu banco de dados para oferecer conteúdos relevantes. Se a sua instituição oferece bolsa de estudos, seja parcial ou integral, mostre como o futuro aluno pode conseguir uma!

4. Use a Internet

Hoje a Internet é um meio de comunicação que não pode ser ignorado. É necessário que a instituição participe de diversas redes sociais para que tanto os pais quanto os alunos possam acompanhar as novidades.

Isso também ajuda a agregar valor à IE, o que pode se transformar em matrículas no futuro. Aproveite também para criar um blog direcionado para o seu público-alvo. A Internet consegue conectar não só aqueles que já fazem parte da instituição, mas principalmente os que poderão fazer parte no futuro.

5. Treine bem a sua equipe

Já percebeu que os bancos possuem praticamente a mesma carteira de serviços? Quase todos oferecem poupança, título de capitalização, previdência, entre outros. Por que você escolhe um e não o outro? Qual é o grande diferencial? Um bom atendimento!

Quando os pais chegam na Instituição de Ensino, eles querem saber um pouco mais sobre a IE. Provavelmente já devem ter perguntado a um amigo que já tem o filho matriculado na IE e espera que você capriche nas informações adicionais. Para isso é necessário ter uma boa equipe, bem treinada, com tudo na ponta da língua, que saiba responder às dúvidas e aos anseios dos pais e alunos neste momento tão importante.

A equipe deve aprender a vencer as objeções dos clientes. Para cada problema uma solução deve ser encontrada ou um benefício deve ser colocado ao lado desse problema, para que o custo-benefício seja pesado na balança. Contudo, é preciso saber vender sem ser insistente e inconveniente.

6. Divulgue os seus bons resultados

Para que o bom trabalho da sua IE seja reconhecido é preciso divulgá-lo. As pessoas querem investir em algo que trará retorno — e mostrar o que a sua instituição consegue fazer pelos alunos que ali estudam é uma excelente maneira de atrair mais pessoas.

Quando sair o resultado de um vestibular, por exemplo, contabilize os alunos que estudaram na sua IE e conseguiram aprovação. Ou então, divulgue as boas colocações no ranking de notas do ENEM, prêmios e medalhas em olimpíadas educacionais. Isso pode ser colocado nas redes sociais — assim você conseguirá alcançar um grande número de pessoas e deixá-las mais interessadas na sua instituição.

Também não podemos esquecer dos pais. Divulgue a opinião deles sobre a Instituição de Ensino. Essa é uma excelente forma de incentivar outros pais a conhecê-la. Algumas empresas fazem pesquisa para ranquear quais são as melhores instituições de uma determinada região. Se você conseguiu ficar em uma boa colocação, isso certamente deve ser divulgado.

Como captar mais alunos não está parecendo tão difícil agora, não é mesmo? Continue conosco e você irá se surpreender ainda mais.

Baixar Infográfico: Como captar mais alunos?

7. Inclua toda a equipe no processo

Uma Instituição de Ensino não é formada apenas pelos professores e diretores. Temos a equipe de limpeza, o pessoal da tecnologia da informação, os seguranças, os monitores… Enfim, há um grande número de funcionários que também precisam participar dessa boa divulgação do nome da instituição. Eles precisam ser a voz da instituição tanto dentro quanto fora dela.

Realize reuniões de conscientização com a equipe para explicar como é importante o apoio e a colaboração de cada um deles no processo de divulgação da Instituição de Ensino e captação de alunos. Faça-os entender que o aumento nas matrículas pode se reverter em vários benefícios para toda a comunidade acadêmica.

8. Fidelize os seus clientes

Manter uma relação duradoura com os clientes é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Serão eles que vão fazer a velha e boa propaganda boca a boca e, com isso, deixar diversos pais e alunos interessados em sua Instituição de Ensino.

Esteja sempre atento ao que esses antigos clientes desejam. Mantenha contato, saiba os nomes deles, envie e-mails ou mensagens para saber o que eles estão achando do seu serviço, se gostariam de acrescentar ou mudar alguma coisa, etc. Esteja com os ouvidos sempre atentos ao que eles têm a dizer.

9. Trace metas

De nada adianta investir em propaganda e marketing se você não sabe aonde quer chegar. Primeiro, faça uma contagem interna: quantos alunos você tem? Depois, defina uma meta: quantos alunos você gostaria de ter? A partir daí você sabe o quanto deverá investir para captar uma determinada quantidade de alunos.

Saber quanto foi gasto para captar uma quantidade “X” de alunos é apenas um exemplo. Metas bem definidas também são importantes para poder precificar corretamente os cursos e outros serviços oferecidos pela Instituição de Ensino, além de serem essenciais para a construção de indicadores de desempenho que vão ajudar a IE a alcançar as metas com maior eficiência.

Se você chegou até aqui, já descobriu que “como captar mais alunos” já não é um problema para a sua IE, não é mesmo? Vamos conferir a ultima estratégia?

10. Forme convênios com outras instituições

Formar convênios com outras instituições é uma estratégia muito importante para a captação de alunos. Com a parceria, você poderá oferecer aos pais pacotes e preços promocionais na contratação de determinados produtos ou serviços. É como oferecer uma espécie de vantagem para quem resolve se matricular na sua Instituição de Ensino. Por isso, faça parcerias com cursos de inglês, centros esportivos, creches e outros estabelecimentos que podem ser úteis aos pais e alunos.

Conclusão

Ideias de como captar mais alunos para a sua IE não faltam! Nesse momento é preciso deixar a criatividade fluir um pouco mais e fazer pesquisas sobre outras instituições concorrentes — não apenas as nacionais como também as internacionais — isso pode ajudar muito na hora de montar boas campanhas de matrícula e mostrar o diferencial competitivo da sua Instituição de Ensino.

Quer ver mais dicas como essas e aprender sobre gestão nas instituições de ensino? Siga as nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *