ENEM: Entenda o peso deste exame no sucesso da sua IE!

ENEM: Entenda o peso deste exame no sucesso da sua IE!

Com a divulgação pública do resultado do desempenho das Instituições de Ensino (IE), resultante de cálculos estatísticos a partir das notas dos seus alunos na avaliação do ENEM, pais de alunos e a população em geral, passaram a ter acesso a mais uma ferramenta de controle e tomada de decisão.

Para as Instituições de Ensino Médio, esse resultado pode influenciar na decisão dos alunos, pais ou responsáveis em efetivarem a matrícula na IE. Já para as Instituições de Ensino Superior, pode significar mais oportunidades de captação de alunos.

Acompanhe nosso post e entenda como o resultado do ENEM pode influenciar na percepção de qualidade e nos resultados financeiros do seu negócio!

O que é e para que serve o ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio consiste em um teste composto por questões objetivas e redação, serve para verificar o domínio das competências e habilidades do estudante que concluiu ou está para concluir o ensino médio, e é realizado principalmente por estudantes que almejam entrar em uma Instituição de Ensino Superior.

Atualmente, o ENEM é o principal instrumento de ingresso ao Ensino Superior no Brasil. Além disso, por meio da nota obtida no exame, o aluno do Ensino Médio tem oportunidade de acesso a outros programas do Governo Federal, sendo o ENEM requisito ou critério para participar de programas como:

  • SISU – Sistema de Seleção Unificada (para ingresso em universidades públicas)
  • FIES – Fundo de Financiamento Estudantil
  • PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
  • PROUNI – Programa Universidade para Todos
  • Ciência sem Fronteiras

A reformulação do ENEM, ocorrida em 2009, introduziu uma característica bastante importante: a Teoria de Resposta ao Item (TRI). A utilização da TRI, passou a garantir a comparabilidade das notas entre diferentes edições e, portanto, permitindo fazer avaliações utilizando a dimensão tempo. Para quem quer conhecer mais sobre a TRI, recomendamos consultar a Wikipédia que traz ricas informações sobre o tema.

De outro ponto de vista, podemos encarar o ENEM como mais um mecanismo de acreditação de um dos segmentos mais controlados do Brasil: o de Educação. A utilização do termo acreditação, muito utilizado nos EUA e também na Europa, refere-se aos resultados de processo público, ou de órgãos especializados, que têm como objetivo determinar se as IEs atendem a padrões de qualidade pré-estabelecidos. No Brasil, todo o processo que envolve o ENEM está a cargo do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Veja que não se está aqui fazendo juízo de valores sobre acreditação, apenas tentando mostrar outra face do ENEM.

Destaca-se também que, em algumas entrevistas, a presidente do INEP, Maria Inês Fini, vem falando sobre mudanças na prova do ENEM com o objetivo de dar a ela uma abordagem menos conteudista. Também defende que o objetivo das provas seja qualificatório e não classificatório. Enfim, neste artigo não se pretende promover uma análise crítica sobre o ENEM, mas sim propor formas de aproveitar o ENEM como aliado da IE, tenha ele o formato que tiver.

Quais os benefícios do ENEM para a sociedade?

Não importando se se trata de Escola Particular ou Pública, pode-se dizer que a IE está sendo avaliada por meio das notas de seus alunos no ENEM. A transparência na divulgação dos resultados permite que a sociedade avalie como seu dinheiro está sendo investido na área de educação. Mais do que um direito, acreditamos ser uma obrigação da sociedade monitorar e exigir melhorias ao longo do tempo, daí a importância da TRI – já citada neste post.

“Mas meu filho estuda em Escola Particular!”. Bom, então, os senhores pais devem exercer um monitoramento dobrado. Além de estarem financiando a Educação Pública com seus impostos, ainda estão pagando pelo ensino oferecido pela iniciativa privada.

Quais os benefícios do ENEM para a sua IE?

Logicamente, cada empresa tem sua missão e valores. Isso não é diferente para uma Instituição de Ensino. O perfil do aluno que se quer formar, estabelece os conhecimentos, habilidades e atitudes que devem estar contemplados no Projeto Pedagógico.

Uma IE pode estabelecer, se não houver prejuízo no cumprimento do conteúdo mínimo estabelecido por legislação, que o perfil do aluno que deseja formar exige peso muito maior para habilidades e atitudes do que para conhecimento. Essa IE não tem como foco que seus alunos tirem as melhores notas no ENEM, que privilegia conhecimento. Sua missão e o perfil de aluno que quer formar é outro e existe um nicho de mercado a ser explorado também por elas.

A esmagadora maioria das IEs brasileiras, no entanto, tem como seu foco principal o conteúdo. Para essas IEs, o ENEM possui um grande peso, o que será explorado a seguir.

Para entendimento dos textos que virão, precisamos fazer uma observação importante. Como forma de tornar o artigo mais claro e didático, estamos considerando que as IEs possuem como objetivo principal a capacitação dos seus alunos para ingresso no Ensino Superior dando um peso maior para conhecimento, do que para habilidades e atitudes.

Permite a busca da qualidade do ensino

O ranqueamento no ENEM pode ser encarado como reflexo da qualidade do ensino oferecido pela Instituição. E isso é extremamente útil para o ciclo de melhoria.

Veja que, se considerarmos um processo de melhoria baseado no conhecido PDCA, do Inglês PLAN – DO – CHECK –  ACT ou Adjust, temos algo bastante desejável na área de educação: avaliação externa, que contempla também todos os pares e com resultado e ranqueamento público.

Isso permite que se monte estratégias bastante eficientes e detalhadas de projetos pedagógicos, planos de ensino, metodologias de ensino, didática, tecnologia, infraestrutura e corpo docente.

Outra forma de utilização valiosa dos resultados do ENEM é avaliarmos a IE ao longo do tempo. Isso permite que se tire conclusões valiosas sobre o passado e se estabeleça metas.

Sem dúvida, o ENEM pode ser considerado um grande aliado estratégico para IEs que desejam se diferenciar pela qualidade de ensino visando o acesso de seus alunos ao terceiro grau.

Permite comparação com IE de referência (benchmarking)

Por meio do ENEM é possível identificar e aproveitar os pontos positivos e negativos das Instituições que estão no topo do ranking e tentar avaliar o que elas fizeram para se tornarem quem são.

Logicamente, cada Escola tem suas peculiaridades e limitações. Porém, uma boa referência pode mostrar onde se pode chegar e com isso traçarmos estratégias para nos tornarmos o melhor que podemos nos tornar.

É um reconhecimento pelo esforço de todos

Um bom ranqueamento no ENEM é o resultado do esforço em conjunto da IE, na figura dos professores e coordenadores, no empenho do aluno e no apoio dos pais.

Nesse sentido, todos os esforços foram mensurados e contabilizados em prol de um objetivo maior. A satisfação do dever cumprido é um sentimento vivenciado por todos que acompanharam a trajetória dos alunos.

A comemoração pela evolução nos resultados é um combustível para o processo de melhoria contínua e deve ser estimulado. Além disso, fortalece nos alunos o significado que a instituição dá para o ENEM e o envolvimento dos pais e toda a comunidade acadêmica amplifica esse grau de importância.

O ENEM na captação e retenção de alunos

Para as Instituições de Ensino Médio

Atualmente, além das tradicionais campanhas de marketing onde são divulgados os alunos mais bem classificados em vestibulares de universidades renomadas e de qualidade, as IEs também estão apostando na divulgação da classificação, sua e de seus alunos, no ENEM.

A lista das Instituições melhores classificadas no ENEM é publicada pelo INEP. Por isso, a princípio, não há tendenciosidade nos resultados.

O resultado do ENEM já afeta a maneira como os alunos, pais e/ou responsáveis veem as Instituições de Ensino Médio. A boa classificação da Instituição no ano anterior pode ser o indicador que faltava para se efetivar uma matrícula. Uma IE bem classificada pode estar um passo à frente da concorrência no momento de captar e de reter alunos.

Sem dúvida, o resultado no ENEM é um parâmetro influenciador na decisão dos pais. No mínimo, o que um gestor deve ter em mente é o seguinte: se todos os outros parâmetros que influenciam na decisão, tal como preço, forem iguais aos do meu concorrente, o pai decidirá baseado no melhor resultado do ENEM.

Para as Instituições de Ensino Superior

Para as Instituições de Ensino Superior, que convivem com a concorrência acirrada das demais IEs privadas, fica cada vez mais difícil atingir a meta de captação de alunos a cada período letivo.

Com o calendário atual, em janeiro e fevereiro, após os alunos terem tentado a seleção em uma universidade pública pelo SISU e não terem obtido sucesso, eles vão em peso procurar uma vaga nos cursos de Instituições de Ensino Superior privadas.

Uma estratégia que as IEs já utilizam e que ajudam muito na captação de alunos é o processo seletivo pela nota do ENEM, independentemente do processo seletivo tradicional. Por exemplo, o aluno que prestou o ENEM e obteve uma nota maior que a nota de corte do curso desejado já está automaticamente classificado para a matrícula na Instituição de Ensino privada.

Outra estratégia importante é a isenção da taxa de inscrição para alunos que prestaram o ENEM.

Ferramentas de TI que são aliados estratégicos

Como já se abordou anteriormente, a classificação da Instituição de Ensino no ENEM passou a ser um importante indicador também para a gestão interna da organização.

A evolução da IE ao longo do tempo e em comparação com outras IEs de mesmo segmento socioeconômico e região podem apresentar informações importantíssimas para o gestor e, a partir dessas informações, decisões podem ser tomadas para melhorar ainda mais o desempenho da IE entre os concorrentes.

Além disso, os resultados do ENEM fornecem informações por área de conhecimento, o que permite que se conheçam problemas localizados e se montem estratégias para superá-los.

Sabemos, porém, que realizar todas as análises de dados do ENEM pode ser difícil e tomar boa parte do tempo do gestor. Para facilitar este processo é importante contar com uma ferramenta de Business Analytics especializada no negócio Educação.

O BA2Edu – Business Analytics para Educação traz dashboards prontos para serem utilizados na análise estratégica dos dados do ENEM.

O BA2Edu permite a utilização de fontes heterogêneas de dados. Pode ser acoplado aos diferentes sistemas utilizados pela IE e capturar dados de planilhas ou mesmo de arquivos textos. Dessa forma, as notas do ENEM podem ser cruzadas com o resultado de ações que foram tomadas ao longo do tempo.

E então, conseguimos te ajudar a utilizar os dados do ENEM como aliado estratégico da sua IE e se destacar dentre todas as outras? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Interaja conosco. Deixe um comentário e compartilhe a sua experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *