Os 8 maiores benefícios de um Software na Nuvem para a sua Instituição de Ensino

Os 8 maiores benefícios de um Software na Nuvem para a sua Instituição de Ensino

Cloud computing já é tendência há algum tempo no setor de TI para reduzir custos e ganhar vantagens competitivas em flexibilidade e segurança. E a ideia de usar aplicações que consomem menos recursos e qualificam os resultados não é benéfica apenas quando se trabalha diretamente com tecnologia.

Instituições de ensino encontram na nuvem a oportunidade de crescer no seu próprio ritmo, ampliando o arsenal de gestores para tornar estes ambientes mais eficientes. Por isso o software na nuvem é uma alternativa que pode ser aplicada tanto na administração de seu departamento financeiro quanto nas interfaces que conectam instituição de ensino e aluno.

A sua provavelmente já utiliza a internet como ponte entre pais e mestres, e soluções como o Google Drive e Dropbox devem estar na rotina de seus professores. Esses recursos são mesmo fundamentais para ampliar a disponibilidade de material didático e extrapolar a sala de aula, mas a computação em nuvem significa um pouco mais que isso.

Então, confira a seguir algumas de suas principais vantagens e descubra como transformá-las em parceiras da sua gestão!

Software na nuvem: sinônimo de segurança

A nuvem é ideal para garantir que os aplicativos utilizados pela sua instituição de ensino estarão sempre atualizados e rodando a versão mais recente de seus respectivos sistemas — um fator essencial para a segurança dos dados que circulam via internet.

Para que sua empresa não perca nenhuma informação, backups são feitos automaticamente, e manutenções periódicas que garantem a estabilidade dos servidores são agendadas e informadas com antecedência, garantindo transparência e a disponibilidade constante desses serviços.

Conectividade: informação em tempo real

As atualizações realizadas em aplicativos baseados na nuvem são sincronizadas via internet para que se façam disponíveis de qualquer lugar e de qualquer plataforma. Dessa forma, novas informações e uploads de documentos ficam disponíveis em tempo real e em qualquer dispositivo, mediante login e senha.

Notas, faltas, trabalhos acadêmicos e comunicados podem ser inseridos no sistema e consultados de qualquer lugar com a garantia de que a alteração mais recente estará sempre na palma das mãos.

Automatização: obtenha mais da nuvem

Administrar o fluxo de caixa, realizar cobranças, pagamentos e outras atividades burocráticas fica menos complicado quando sua instituição de ensino encontra o software certo. Além de fazer a conexão entre o público e docentes, facilitando a troca de informação, esses aplicativos são ferramentas eficientes para automatizar rotinas administrativas e burocráticas como essas.

E para prever melhor seus resultados e garantir o funcionamento contínuo do que é mais importante para seu negócio, é importante obter junto a seu software de gestão as ferramentas necessárias. Para isso, você faz a gestão dos seus recursos com um painel visual mais intuitivo que as velhas planilhas.

Fuja da obsolência

Para escolher a tecnologia certa para endereçar as principais demandas da sua instituição é preciso levar em consideração não só o custo advindo da implementação dessas alternativas, mas seu custo de atualização também. Isso porque, quando compramos uma licença de software comum, estamos adquirindo um produto com data de validade, condicionada ao ostracismo no momento em que for publicada uma nova versão.

Ao contrário, quando adquirimos um software na nuvem essa alternativa simplesmente não existe; sua empresa terá disponível a versão mais recente do sistema assim que ela for publicada. Com aplicações na nuvem, manutenções, atualizações e visitas técnicas de suporte farão cada vez menos parte da rotina de sua instituição de ensino.

Desempenho e competitividade

Se sua instituição de ensino está sempre preocupada em sair na frente da competição, o cloud computing é um salto vantajoso nesse sentido. Além de benéfica do ponto de vista financeiro, a nuvem demonstra desempenho mais ágil que o de softwares similares, que dependem de hardware local.

E essa agilidade não se traduz apenas em experiências melhores na interação de pais e alunos com a instituição, mas também é uma vantagem por si só, pois investir nela antes da concorrência deixa sua instituição de ensino mais perto dos resultados positivos.

Custo-benefício: tecnologia que traz resultados

Melhorar os custos da sua TI com software na nuvem é o principal fator que leva instituições de ensino de todo mundo a investirem nessas soluções. Com cloud computing você paga apenas por aquilo que consome e pode alocar recursos de maneira estratégica para outras áreas, como a captação de alunos e melhorias na infraestrutura das salas de aula.

Com a nuvem, contratar mais ou menos dos recursos disponíveis está à distância de alguns cliques, e significa uma fração do trabalho envolvido na instalação de softwares convencionais. Enquanto nestes é preciso verificar a compatibilidade do sistema a cada atualização e oferecer suporte individual, com software na nuvem máquinas menos potentes são capazes de executar tarefas mais complexas, e os dispositivos ainda tem vida útil maior.

Escalabilidade: garantia da nuvem

A maior vantagem da nuvem continua sendo sua escalabilidade, e em uma instituição de ensino isso não poderia ser diferente. O custo de implementar novas tecnologias e adquirir licenças é proporcional à quantidade de máquinas, alunos ou dados trafegando pelo sistema. Um novo aluno ou profissional pode se integrar em instantes a sua instituição de ensino sem que isso signifique a visita de um técnico e aquisição de novo hardware, por exemplo.

Conforme sua instituição de ensino cresce, ganha alunos e se torna mais conhecida, é possível provisionar a tecnologia necessária para garantir o bom desempenho da ferramenta. Portanto, troque o custo variável pelo previsível e aposte na escalabilidade da nuvem para impulsionar seu sucesso.

Mobilidade: leve sua instituição de ensino para onde você for

Aplicativos que rodam direto da nuvem não precisam de mais que uma conexão à internet para funcionar, e foram desenhados pensando na mobilidade que poderiam proporcionar aos usuários. De um tablet, celular ou desktop é possível acessar as funções do sistema em questão de qualquer lugar, por exemplo; alunos e professores conseguem obter acesso ao conteúdo fundamental para o desenvolvimento de suas atividades a partir de qualquer dispositivo, e a informação fica disponível simultaneamente em múltiplas telas e sistemas operacionais.

Por fim, um bom software de gestão deve estar adaptado às necessidades específicas do seu colégio, e mapear os processos internos será tão relevante para obter o melhor desempenho quanto encontrar os parceiros capazes de implementar essa tecnologia com o cuidado que sua empresa merece. O software na nuvem torna a customização da sua TI algo possível, e garante a atualização da tecnologia por tempo indeterminado.

Gostou dessas dicas? Siga a TNT TECHNOLOGY no Twitter e não perca outras dicas que te ajudarão a transformar sua instituição de ensino em referência nacional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *